Jean-Luc Godard (1930-2022) foi um cineasta e roteirista franco-suíço, conhecido por seu rompimento com o cinema comercial por meio do movimento francês Nouvelle Vague.
Com filmes de Godard, François Truffaut e Alain Resnais, Nouvelle Vague foi um movimento cinematográfico marcado por montagens inovadoras, ausência de linearidade e roteiros carregados de amoralismo.
Com obras disruptivas, sem apelar para um caráter comercial do cinema, o realizador franco-suíço atingiu sucesso internacional nas décadas de 1960 e 1970.
Michel Poiccard, um ladrão de carros anarquista, mata um policial que o perseguia. Ele foge para Paris e vira amante da norte-americana e aspirante a jornalista Patricia Franchini.
Bando à Parte (1964)
Uma dupla de ladrões tenta convencer uma estudante a ajudá-los a roubar a fortuna de seu patrão ao fazê-la se apaixonar por um deles.
O Demônio das Onze Horas (1965)
Ferdinand Griffon foge com Marianne Renoir, que contratou como babá, até o Mediterrâneo em uma onda de crimes, se envolvendo com tráfico de armas e conspirações.
Masculino-Feminino (1966)
Baseado em Guy de Maupassant, filme mostra Paul, que abandona serviço militar, se torna militante contra a Guerra do Vietnã e se interessa por Madeleine, uma cantora.
A Chinesa (1967)
Adaptação livre de Os Demônios (1872) de Dostoiévski, o longa conta a história de 4 jovens de férias em um apartamento emprestado que querem mudar o mundo por meio do comunismo.
Week-end à Francesa (1967)
Adaptação de A Autoestrada do sul (1966), de Júlio Cortázar, longa mostra um casal em viagem até uma casa de campo no final de semana enfrentando engarrafamentos e acidentes.
Carta para Jane (1972)
Dirigido por Godard e Jean-Pierre Gorin, obra reflete sobre a iconografia dentro de Hollywood por meio de diferentes fotografias de Jane Fonda no Vietnã do Norte.
Je vous salue, Sarajevo (1993)
O curta examina uma fotografia feita pelo fotojornalista Ron Haviv em 1992, durante a guerra na Bósnia.
História(s) do Cinema (1998)
Projeto de vídeo documental em 8 partes, examina a história do conceito de Cinema e como ele se relaciona com o século XX.
Adeus à Linguagem (2014)
Um homem e uma mulher casada conversam sobre a linguagem a partir de um ponto de vista filosófico enquanto um cachorro os observa.